top of page

CineBH explora o cinema latino-americano e presta homenagem a Anna Muylaert

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 10 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

A 18ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (CineBH) aconteceu de 24 a 29 de setembro e trouxe uma seleção de 17 filmes de diversos países da América Latina, incluindo República Dominicana, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile, Panamá, Cuba, Costa Rica e México, muitos deles inéditos no Brasil. A abertura contou com a pré-estreia do longa "O Clube das Mulheres de Negócios", da cineasta Anna Muylaert, que foi homenageada durante o evento.


Organizada pela Universo Produção, a mostra exibiu um total de 110 filmes, incluindo 59 longas e 49 curtas, além de promover mesas de debate e atividades gratuitas. Para aqueles que não puderam comparecer, houve uma programação online disponível.

Raquel Hallak, coordenadora-geral do evento, destacou a nova abordagem da mostra, que buscou celebrar o cinema latino-americano e criar um espaço alternativo para produções que não têm espaço no circuito comercial. O tema deste ano, "Estados do Cinema Latino-Americano", visou apoiar essas produções e aumentar sua visibilidade no mercado brasileiro.


Além dos filmes latino-americanos, a programação incluiu produções de 13 estados brasileiros e alguns títulos europeus e africanos. O filme espanhol "O Professor que Prometeu o Mar" também foi exibido pela primeira vez no Brasil.


Anna Muylaert, conhecida por obras como "Que Horas Ela Volta?", recebeu o Troféu Horizonte e teve sua carreira homenageada com uma retrospectiva. Seu novo filme abordou questões como machismo e racismo em uma sociedade onde os papéis de gênero são invertidos.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page