Cinema brasileiro faz história com cinco indicações ao Oscar 2026
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- há 2 horas
- 1 min de leitura
O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque no cenário internacional com O Agente Secreto, indicado ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Seleção de Elenco. As indicações foram anunciadas em 22 de janeiro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles.
Entre os destaques, está Wagner Moura, indicado ao prêmio de Melhor Ator — um feito inédito para um brasileiro nessa categoria. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa já soma mais de 56 prêmios internacionais, incluindo dois Globos de Ouro (Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama), marcando a primeira vez que o Brasil conquistou dois troféus na mesma edição da premiação.
Além disso, o Brasil celebrou outra indicação inédita: o diretor de fotografia Adolpho Veloso concorre ao Oscar por Sonhos de Trem, da Netflix, vencedor do Globo de Ouro 2026 na mesma categoria.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, O Agente Secreto acompanha um especialista em tecnologia que retorna ao Recife e se vê envolto em um clima de tensão e vigilância durante o Carnaval. O filme é uma coprodução entre Brasil, França, Holanda e Alemanha, com distribuição nacional da Vitrine Filmes.

Comentários