top of page
Buscar
  • Foto do escritorEula D.T.Cabral

Desinformação e fake news exigem análise da sociedade

Desinformação e fake news em tempos de pós-verdade e inteligência artificial foi o tema do quarto evento da 3ª edição do ciclo "Brasil em Jogo" da área de "Mídia e Comunicação". Organizado pela Acaso Cultural e pelos grupos de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (CNPq/UFF) e EPCC - Economia Política da Comunicação e da Cultura (CNPq/FCRB), teve a presença de  Cláudia Galhardi e Gilberto Scofield Jr., como palestrantes, e de Eula D.T. Cabral, como mediadora e debatedora.



Eula D.T. Cabral iniciou o evento falando sobre a importância da sociedade entender como a desinformação e as fake news vêm impactando negativamente o cotidiano da população. Chamou a atenção dos participantes para os conceitos que vêm sendo trabalhados pela sociedade civil, indicando o material produzido pelo Projeto Verificado das Nações Unidas e pelo wikiHow: Como Identificar e Combater Informações Falsas na Internet. Além disso, as análises feitas no XVI Seminário de Pesquisas Científicas - Memória e Jornalismo, que teve a presença de Rachel Bertol, Monica Sanches e Eula D.T.Cabral, realizado no dia 10 de junho de 2024 na Fundação Casa de Rui Barbosa. Cláudia Galhardi mostrou a importância de se entender como a desinformação interferiu na saúde da população brasileira e seu impacto na pandemia do Coronavírus. Apresentou a pesquisa que desenvolveu em seu pós-doutorado na Fiocruz e o aplicativo que criou para auxiliar a sociedade brasileira a entender o que era verdade ou desinformação durante a pandemia: Eu fiscalizo. Lançado no Senado Federal, em Brasília, no dia 10 de fevereiro de 2020, o aplicativo atuaria em várias áreas, entretanto, diante do que aconteceu no Brasil, precisou focar na checagem de informações sobre saúde, auxiliando os brasileiros. Confira a apresentação.



Gilberto Scofield Jr. chamou atenção para pós-verdade e desinformação na era digital. Falou sobre a importância da checagem das informações e como a sociedade civil vem se articulando para mostrar às pessoas como fazer monitoramento e verificação das mensagens divulgadas nas redes sociais. Também evidenciou os projetos de educação midiática que vêm sendo feitos por instituições de checagem, como é o caso da agência Lupa - "uma plataforma de combate à desinformação por meio do fact-checking e da educação midiática" e sua atuação nas escolas do Rio de Janeiro. Confira a apresentação.

É importante destacar que o Brasil em Jogo é um ciclo de debates que acontece às terças-feiras, e excepcionalmente às quintas, na Acaso Cultural, localizada em Botafogo (RJ - RJ), com o objetivo de recuperar o interesse e o engajamento no debate político. A área "Mídia e Comunicação" é supervisionada pelo coordenador do grupo de pesquisa EMERGE (CNPq/UFF), Adilson Cabral, e pela coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB), Eula D.T.Cabral.  Agenda de eventos da área Mídia e Comunicação do "Brasil em Jogo"  Confira e participe dos próximos eventos agendados em 2024.


27/08/2024

Mídia alternativa nacional: iniciativas em debate


24/09/2024

Midiatização, plataformização e dataficação: os novos negócios da mídia

29/10/2024

Apoio a projetos em Comunicação por organizações internacionais


26/11/2024

Pensamento decolonial e modos de BuenVivir com a Comunicação

55 visualizações0 comentário

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page