Ecad repassa R$ 817,6 milhões em direitos autorais no primeiro semestre
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 14 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
No primeiro semestre de 2024, o Ecad distribuiu R$ 817,6 milhões em direitos autorais para mais de 315 mil compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte dos valores distribuídos veio dos segmentos de TV (29%), streaming de vídeo (14%) e cinema (4%).
A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, destacou a importância do mercado audiovisual e o crescimento do consumo digital via streaming. No entanto, ela ressaltou que nem todas as plataformas digitais reconhecem os direitos conexos.
A distribuição foi dividida entre 78% para direitos autorais (compositores e editores) e 22% para direitos conexos (intérpretes, músicos e produtores). Compositores e artistas nacionais receberam aproximadamente 75% dos valores, enquanto estrangeiros receberam 25%. Os segmentos de rádio, shows e streaming de áudio também contribuíram significativamente para os resultados.
Apesar do aumento no valor distribuído para shows, o número de shows processados pelo Ecad caiu 27% em comparação ao ano passado. O Ecad está promovendo campanhas para conscientizar empresas patrocinadoras de festivais sobre a importância de regularizar os direitos autorais, alinhando-se com princípios de responsabilidade social e ESG.

Comentários