Filme ‘Mestras’ estreia nacionalmente e destaca o protagonismo feminino na cultura popular da Amazônia
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 15 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
No dia 13 de agosto, o Brasil foi apresentado a uma nova perspectiva da cultura popular amazônica através do filme “Mestras”, que estreou no Canal Brasil às 20h20. O documentário, dirigido pela cantora Aíla e pela artista visual Roberta Carvalho, é o primeiro longa-metragem do Pará a competir no Festival de Gramado, onde está entre os cinco finalistas da categoria.
O filme explora diferentes vertentes da música paraense, incluindo samba de cacete, boi e carimbó, com destaque para figuras como Mestra Iolanda do Pilão, Mestra Miloca e Mestra Bigica. Dona Onete também participa, compartilhando sua trajetória notável na música paraense.
“Mestras” destaca o protagonismo feminino na cultura amazônica, geralmente sub-representado na história musical do Norte do Brasil. A cerimônia de premiação do Festival de Gramado, no dia 17 de agosto, contará com a presença das mestras do filme, com exceção de Mestra Miloca, que está hospitalizada.
O projeto é apoiado por Natura Musical, a Lei de Incentivo à Cultura Semear, a Fundação Cultural do Pará e o Governo do Pará. Aíla expressou alegria pela representação do Pará no festival e destacou a importância do filme para a visibilidade e valorização das mulheres na cultura amazônica.

Comentários