top of page

Fiocruz Petrópolis avança com projeto que usa Tecnologia Social para redução das desigualdades sociais

  • Vinícius S. G. Gondra
  • 27 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

O portal digital da Fiocruz divulgou, no dia 26/09/24, a Fiocruz Petrópolis está avançando com o projeto Multicêntrico, iniciativa que objetiva a aplicação de ferramentas de Tecnologia Social para redução das desigualdades sociais como determinante das iniquidades em saúde em territórios vulneráveis de cinco países da América Latina.


A primeira etapa do projeto ocorreu em Petrópolis em junho deste ano com capacitação desses profissionais nas ferramentas de tecnologia social. Na ocasião, os profissionais tiveram acesso a apresentação teórica sobre Determinação Social da Saúde, desigualdades sociais e iniquidades em Saúde, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 e Atenção primária em Saúde e intersetorialidade. Também houve aplicação prática das ferramentas no Alto Independência, um dos territórios vulneráveis de Petrópolis.


A segunda etapa da iniciativa contemplou a ida dos técnicos do Fórum Itaboraí aos países latino-americanos para apoiar na aplicação das ferramentas nesses territórios. As regiões onde foram feitos os trabalhos foram: Dock Sud, em Avellaneda, na Argentina; Maurício Jose Troche, no Paraguai; Guasca, na região Cundinamarca, na Colômbia; Panchimalquito, em El Salvador; e Atlacholoaya, em Morelos, no México.


Já a terceira etapa do projeto, que aconteceu na última semana, consistiu na avaliação do uso das ferramentas como Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e Cartografia Participativa (CP) nesses territórios.


O projeto multicêntrico surgiu a partir de um consenso estabelecido em seminários e reuniões internacionais da rede Latino-americana da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (LatAm IANPHI), realizadas em 2022 e 2023, sobre a necessidade de ação efetiva para reduzir desigualdades sociais e iniquidades em saúde.


O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos – USA-CDC, financiou a iniciativa através do secretariado da IANPHI nos EEUU e o apoio logístico da fundação de apoio à FIOCRUZ - FIOTEC.


Acompanhando as políticas de promoção de saúde da Fiocruz e inspirado na Conferência Mundial sobre Determinantes de Saúde de 2011 e nas declarações da IANPHI, o projeto Multicêntrico tomou forma com base na experiência do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz, que desenvolveu ferramentas de Tecnologia Social para diagnosticar e intervir em territórios com alta fragilidade social em Petrópolis.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page