Governo avalia usar recursos do 5G para acelerar lançamento da TV 3.0
- Maria Luiza de Paiva Cruz
- há 2 dias
- 1 min de leitura
O Ministério das Comunicações estuda usar os recursos excedentes do edital da faixa de 3,5 GHz, destinado ao 5G, para financiar a implantação da TV 3.0 em 2026.
Originalmente, os recursos previstos pela EAF destinavam-se a projetos como migração de sinais via satélite, limpeza de frequências e expansão de redes de fibra óptica. No entanto, com a expectativa de sobra de verba, o governo considera redirecionar parte desses fundos para promover a adoção da nova tecnologia de TV aberta.
Caso o plano avance, a estratégia incluiria estímulos à fabricação de aparelhos compatíveis com TV 3.0, além de incentivos à distribuição ou venda desses receptores, com foco em tornar a tecnologia acessível já para a Copa do Mundo de 2026. A proposta é expandir a cobertura além das grandes capitais, prevendo levar a TV 3.0 também a regiões do Norte e Nordeste e tornar os equipamentos mais baratos de forma geral.
Caso aprovado, o uso de recursos do 5G para a TV 3.0 representará um importante passo para acelerar a modernização da televisão aberta no Brasil, combinando conectividade de última geração e maior acessibilidade à população.

Comentários