Governo deflagra 8ª fase da Operação 404 e bloqueia mais de 300 sites piratas
- Maria Luiza de Paiva Cruz
- há 2 dias
- 1 min de leitura
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do seu laboratório especializado em crimes cibernéticos Ciberlab, coordenou na quinta-feira (27/11/2025) a oitava fase da Operação 404, uma grande mobilização nacional e internacional contra a pirataria digital. A ação resultou no bloqueio de 303 sites e de um aplicativo de streaming ilegal, com cumprimento de 42 mandados de busca e apreensão e a execução de quatro mandados de prisão.
A operação mobiliza polícias civis de diversos estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, entre outros, e contou com cooperação de autoridades internacionais, incluindo órgãos da Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Reino Unido. O objetivo é desarticular redes criminosas dedicadas à distribuição ilegal de filmes, séries, jogos e músicas, protegidos por direitos autorais. Além do bloqueio de domínios, a 8ª fase da Operação 404 ampliou seu escopo para atacar a infraestrutura de monetização e financiamento dessas plataformas ilícitas, com objetivo de desestruturar todo o ecossistema que viabiliza a pirataria digital.
Para o setor cultural e para os detentores de direitos autorais, a iniciativa representa um reforço importante no combate à pirataria e um esforço pela proteção da propriedade intelectual e da economia criativa. A operação também demonstra o comprometimento do Estado em garantir que o acesso a conteúdos digitais seja feito dentro da legalidade.

Comentários