top of page

Ibram celebra 17 anos de atuação nas políticas públicas para museus no Brasil

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • há 3 horas
  • 1 min de leitura

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) celebrou, em 20 de janeiro, 17 anos de atuação na formulação e coordenação das políticas públicas para o setor museológico brasileiro. Criado em 2009, o Instituto tem sua trajetória vinculada a uma tradição mais ampla de proteção do patrimônio cultural no país, iniciada ainda no século XX, com as primeiras institucionalizações da memória cultural.


Atualmente, o Ibram é responsável pela gestão de 31 museus federais em diferentes regiões do Brasil e atua de forma estratégica na articulação com museus públicos, privados e comunitários. O setor conta hoje com 4.067 museus registrados no Cadastro Nacional de Museus e 535 Pontos de Memória, iniciativas voltadas ao fortalecimento do direito à memória e à participação social.


Ao longo de sua trajetória, o Instituto estruturou instrumentos de fomento, ampliou a produção de dados, fortaleceu redes de cooperação e apoiou a gestão museológica, além de atuar na preservação, segurança e valorização dos acervos. Nos últimos anos, sua agenda tem sido marcada pela reconstrução das capacidades institucionais do Estado, pela retomada da participação social e pelo reconhecimento dos museus como serviços públicos essenciais.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page