MinC lança pesquisa nacional e curso de formação sobre o audiovisual brasileiro na Mostra de Cinema de Tiradentes
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 30 de jan.
- 1 min de leitura
O Ministério da Cultura (MinC) participou do terceiro dia da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes com o lançamento do Panorama do Ecossistema Audiovisual – Arranjos Regionais 2025 e do curso Audiovisual no Brasil: Governança e Ecossistema, apresentado durante o 4º Fórum de Tiradentes. As iniciativas, conduzidas pela Secretaria do Audiovisual em parceria com a Escola Fundação Itaú, integram a estratégia de fortalecimento das políticas públicas, ampliação da produção de dados e investimento em formação no setor.
No debate sobre políticas públicas de fomento audiovisual, foram abordadas a articulação entre o Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), os Arranjos Regionais e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O Panorama lançado apresenta um diagnóstico nacional do audiovisual brasileiro, com dados territoriais e informações inéditas, reforçando a proposta de descentralização do financiamento e do fomento. Os Arranjos Regionais somam investimento federal de R$ 542 milhões, com contrapartida de cerca de R$ 120 milhões de estados e municípios.
No período da tarde, o MinC lançou o curso gratuito Audiovisual no Brasil: Governança e Ecossistema, voltado a gestores, produtores, estudantes e interessados no setor. Com carga horária de quatro horas, a formação apresenta um panorama das políticas públicas e do ecossistema audiovisual, reforçando a integração entre cinema, educação, formação de públicos e circulação das obras.

Comentários