MinC promove encontro com agentes culturais para debater a Lei Rouanet na região Sudeste
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 19 de abr.
- 1 min de leitura
O Ministério da Cultura (MinC) deu início, em abril de 2025, aos Encontros com Proponentes e Dirigentes Culturais, com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre a Lei Rouanet, apresentar as novas diretrizes da Instrução Normativa nº 23 e esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão de projetos culturais. A primeira etapa ocorreu nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, reunindo mais de 980 agentes culturais.
Durante os encontros, foram destacados os recordes de 2024: R$ 3 bilhões captados via Lei Rouanet e o recebimento de 19.129 propostas culturais — um aumento de 40,2% em relação ao ano anterior. Representantes do MinC reforçaram a importância da transparência, capacitação e combate à desinformação, além do papel da Lei Rouanet no fomento à diversidade cultural e na geração de emprego e renda.
Cada estado-sede teve pautas específicas e testemunhos de agentes culturais locais, demonstrando como o mecanismo tem beneficiado iniciativas diversas, desde projetos de rap e hip-hop no interior paulista até formações musicais no interior de Minas.
Os encontros continuam ao longo de 2025, com a próxima parada prevista para Macapá (AP) e participação na CNIC Itinerante em maio, buscando alcançar todas as regiões do país e ampliar o acesso aos instrumentos de fomento cultural.
Comments