top of page

Minha Casa, Minha Vida passa a incluir bibliotecas comunitárias em novos residenciais

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 28 de jan.
  • 1 min de leitura

Residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) passaram a incluir bibliotecas comunitárias como parte dos empreendimentos habitacionais. Em cerimônia realizada em Volta Redonda (RJ), 112 famílias do Residencial Therezinha Gonçalves receberam moradias com espaços dedicados à leitura, fruto de parceria entre os ministérios da Cultura e das Cidades.


No Ministério da Cultura, a ação é conduzida pela Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), em conjunto com a Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC). Representantes da pasta ressaltaram a leitura como direito básico e defenderam o conceito de “bibliotecas vivas”, pensadas como espaços de convivência, formação cultural e fortalecimento dos vínculos comunitários.


O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que o programa vai além da entrega de moradias, incorporando inovações como bibliotecas e outros equipamentos coletivos. Em 2025, o primeiro espaço de leitura do MCMV foi inaugurado em Horizonte (CE), e a previsão é que cerca de 600 empreendimentos contemplem mais de 103 mil famílias em todo o país.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page