Mostra de Cinema Negro Zózimo Bulbul celebra 17 anos
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 24 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, que completa 17 anos, ocorre até 25 de outubro em três espaços culturais: Cine Odeon, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR). Com o tema "Fortalecendo pontes", o evento visa unir cineastas e o público global, homenageando o ator Antônio Pitanga com a exibição do filme "Malês".
Uma das novidades deste ano é a inclusão de filmes sobre povos indígenas, destacando o filósofo Ailton Krenak. O cineasta Joel Zito Araújo lançará a série "Cadernos Negros" e oferecerá um minicurso sobre Cinema Africano Contemporâneo. A programação gratuita inclui mais de 400 filmes inscritos, com 128 obras selecionadas de cineastas brasileiros e de outras diásporas, além de 15 atividades de formação.
A curadoria, dirigida por Laza e apoiada por profissionais de diversas áreas, aborda temas como memória e ancestralidade. O evento reforça parcerias com a África e convida figuras como Cheick Oumar Sissoko, um renomado cineasta africano. Fundado em 2007 por Zózimo Bulbul, o Centro AfroCarioca de Cinema se destaca como um espaço de resistência da cultura afro-brasileira, apresentando mais de 1.500 obras ao longo das edições do encontro.

Comentários