Na China, MinC discute como o avanço tecnológico afeta a proteção dos direitos autorais
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 27 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Nos dias 9 e 10 de setembro de 2024, o Fórum Internacional de Direitos Autorais foi realizado em Jingdezhen, China. O Ministério da Cultura (MinC) foi representado por Cauê Oliveira Fanha, diretor de Regulação de Direitos Autorais da Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais (SDAI). O evento discutiu a importância dos direitos autorais na preservação da cultura tradicional, na inovação e no desenvolvimento sustentável das indústrias criativas, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O fórum abordou o impacto da inteligência artificial na criação de conteúdo e como as tecnologias recentes afetam a proteção dos direitos autorais, destacando a necessidade de respeitar a legislação vigente e garantir transparência e remuneração aos autores. Além disso, foi discutida a proteção de conhecimentos e expressões culturais tradicionais, um tema relevante para o Brasil devido ao seu rico patrimônio cultural.
O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, incluindo autoridades de 41 países, e foi coorganizado pela Administração Nacional de Direitos Autorais da China e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Comentários