Os instrumentos do samba se transformam em expressões da cultura nacional
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 11 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Nove instrumentos do samba, incluindo pandeiro, tam-tam, cuíca e tamborim, foram oficialmente reconhecidos como manifestações da cultura nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma lei publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de setembro. A legislação também reconhece os modos de fabricação desses instrumentos como práticas culturais.
Além dos mencionados, a lista inclui surdo, rebolo, frigideira, timba e repique de mão. Os instrumentos serão considerados manifestações culturais quando utilizados de acordo com as tradições associadas a eles, e um decreto detalhará os modos de produção.
A mestra de percussão Jackie Cunha, que começou a tocar pandeiro aos sete anos, celebrou o reconhecimento, enfatizando a riqueza sonora dos instrumentos do samba. O percussionista Glauber Marques, que aprendeu a tocar cuíca com seu avô, destacou a importância dos instrumentos como "a alma do samba". Já a mestra de bateria Rafa, que comanda 172 ritmistas na Imperatriz da Pauliceia, reforçou que, independentemente do estilo, os instrumentos são essenciais para a essência do samba.

Comentários