Pesquisa revela que consumo de livros, jogos eletrônicos e cinema é maior nas capitais brasileiras
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 13 de mar.
- 1 min de leitura
A pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte com apoio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, revelou que livros (62%), jogos eletrônicos (51%) e cinema (48%) são os hábitos culturais mais consumidos pelos brasileiros, enquanto concertos (71%), saraus (66%) e feiras de livros (44%) têm menor adesão. O estudo entrevistou 19,5 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal entre fevereiro e maio de 2024, analisando 14 atividades culturais.
O levantamento também revelou disparidades regionais, com as cidades da Região Sul do país se destacando em diversos indicadores. Em relação às disparidades raciais, o estudo aponta que pessoas brancas lideram o acesso em sete das 14 atividades analisadas. No entanto, pessoas pretas demonstram maior interesse por atividades culturais, especialmente por shows, festas populares, museus, teatro e dança.
A pesquisa também identificou diferenças consideráveis no acesso às atividades culturais entre homens e mulheres. As mulheres se destacam no engajamento com a leitura, enquanto os homens predominam no consumo de jogos eletrônicos e visitas a locais históricos. A presença de filhos impacta negativamente o acesso das mulheres a atividades culturais, com uma queda mais acentuada entre aquelas com filhos pequenos.

Comentários