top of page

Podcast: EPCC lança novo episódio sobre os influenciadores digitais e o neoliberalismo

  • Foto do escritor: Maria Luiza de Paiva Cruz
    Maria Luiza de Paiva Cruz
  • 19 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC – CNPq / FCRB) divulgou mais um episódio de seu podcast “Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura”. O episódio analisa criticamente o trabalho dos influenciadores digitais à luz da economia política da comunicação e do marxismo, revelando como a promessa de autonomia encobre precarização, controle algorítmico e novas formas de exploração no capitalismo de plataformas, partindo do capítulo "Influenciadores Digitais: uma nova forma de trabalho no neoliberalismo", escrito por Luana Matos do Nascimento e Patrícia Maurício e publicado na obra Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação, organizada por Eula Dantas Taveira Cabral.


No episódio, discute-se o capítulo de Luana Matos do Nascimento e Patrícia Maurício, que realizam uma análise crítica a partir da economia política da comunicação e do conceito marxista de trabalho. O texto coloca em debate a ideia de autonomia e empreendedorismo associada aos influenciadores digitais, revelando uma realidade marcada pela precarização, por jornadas extensas, pela instabilidade e pelo controle algorítmico. O texto fala sobre a forma como as plataformas digitais operam como verdadeiros “chefes invisíveis”, apropriando-se da mercadoria audiência e transferindo riscos e adoecimentos aos criadores de conteúdo.


Siga nosso podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e ouça o novo episódio do projeto nas plataformas digitais:




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page