top of page
Buscar
Foto do escritorDanielle Fernandes Rodrigues Furlani

Primeiro turno das eleições registra média de sete vítimas diárias de violência política

No primeiro turno das eleições municipais deste ano, o clima de rivalidade se intensificou, resultando em 373 casos de violência política registrados entre 16 de agosto e 6 de outubro. A pesquisa "Violência Política e Eleitoral no Brasil", realizada pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global, revelou que 2024 é o ano mais violento da série histórica, com uma média de sete vítimas diárias.


Os dados incluem 10 assassinatos, 100 atentados, 138 ameaças, 54 agressões e 7 invasões. O pico de ocorrências foi na véspera das eleições, com 99 casos notificados entre 1º e 6 de outubro. São Paulo liderou os registros, com 14 casos.


Embora pessoas brancas sejam a maioria das vítimas (52%), a maioria dos homicídios afetou pessoas negras, que representaram 44% das vítimas totais. As mulheres, que compõem 33,96% dos candidatos, foram alvo de 35% dos casos de violência, principalmente ameaças. Além disso, o relatório aponta oito casos de vazamento de vídeos íntimos de candidatas, evidenciando o machismo no pleito.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page