top of page

Vazamento sem precedentes revelam inseguranças da web

  • Foto do escritor: Vítor Vieira Ferreira
    Vítor Vieira Ferreira
  • 23 de jun.
  • 1 min de leitura

Na última semana, pesquisadores da Cybernews identificaram um megavazamento envolvendo cerca de 16 bilhões de credenciais — incluindo nomes de usuários, senhas, cookies e tokens — de grandes plataformas como Apple, Google, Facebook, Telegram e serviços governamentais. Os dados foram compilados a partir de 30 conjuntos diferentes, alguns com mais de 3,5 bilhões de registros, resultantes de infostealers e ataques automatizados. Grande parte das credenciais é recente, e não apenas reciclada de vazamentos antigos, o que aumenta o risco de uso em massa por cibercriminosos para invasões de contas, phishing, roubo de identidade e fraudes financeiras.


Como medidas de segurança, os especialistas recomendam a troca imediata de senhas, especialmente em contas sensíveis, o uso de gerenciadores de senhas e a ativação da autenticação em dois fatores (2FA). Também sugerem a adoção de passkeys, que já são suportadas por empresas como Apple, Google e Facebook e visam substituir as senhas tradicionais. Além disso, é prudente verificar se as contas estão comprometidas, excluir credenciais antigas e manter a vigilância contra qualquer atividade suspeita.


Confira a matéria completa aqui.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ECA completa 35 anos

A Agência Senado, portal de notícias digitais do Senado Federal, publicou, no dia 11/07, uma matéria onde pontuou os avanços históricos...

 
 
 

Comments


bottom of page