179 projetos são aprovados pela Lei Rouanet em agosto
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 3 de set.
- 1 min de leitura
A 360ª plenária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), realizada em agosto, aprovou 179 projetos culturais, com potencial de captação de R$ 302 milhões por meio da Lei Rouanet. As propostas destacam-se pela criatividade e diversidade, indo de um cinema inflável no sertão baiano a um RPG itinerante em São Paulo e no Distrito Federal.
Entre os aprovados, o Cinema Inflável pela Bahia leva sessões gratuitas a cidades sem salas comerciais, promovendo também oficinas audiovisuais em parceria com Pontos de Cultura locais. Já o Planeta Violeta oferece experiências imersivas de RPG sobre rodas para 16 mil jovens, enquanto o projeto Vendo o Filme Passar garante acesso de estudantes da periferia mineira ao cinema, com transporte e lanche incluídos. Outros destaques são o documentário Mar de Plástico, sobre a poluição dos oceanos, e o restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas (RS).
A plenária também confirmou a próxima edição itinerante da CNIC, que ocorrerá em outubro, em Florianópolis (SC). Para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton de Menezes, a renovação da comissão fortalece a representação da sociedade civil e aproxima a política cultural da realidade dos produtores e do público.

Comentários