Podcast: A Radiodifusão como um negócio é tema de novo episódio do grupo EPCC
- Vítor Vieira Ferreira
- 17 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2025
No dia 17 de setembro de 2025 foi lançado mais um episódio do podcast do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB). Ele analisa o texto “A Radiodifusão como um negócio: um olhar sobre a gestação do Código Brasileiro de Telecomunicações”, escrito por Octavio Penna Pieranti e Paulo Emilio Matos Martins e que compõe, junto a outros artigos, o livro Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura: confrontando as barbáries do capital no século XXI, organizado por Rodrigo Moreno Marques, Manoel Dourado Bastos e publicado em 2022 pela ULEPICC-Brasil.
Nosso artigo de hoje analisa o processo de elaboração e aprovação do Código Brasileiro de Telecomunicações (1962), destacando a expansão da radiodifusão como negócio e sua centralidade política e econômica no Brasil. Mostra como o crescimento do rádio e da televisão, aliados ao aumento da participação no mercado publicitário, despertaram o interesse de empresários e do Estado, resultando em disputas em torno da regulação do setor. Os vetos de João Goulart, voltados a fortalecer o poder estatal sobre as concessões, foram derrubados pelo Congresso sob forte influência de grupos ligados à radiodifusão, evidenciando a formação de um poderoso lobby empresarial. O estudo conclui que a promulgação do Código simbolizou a consolidação da simbiose entre interesses privados e públicos, inaugurando uma dinâmica de poder que ainda marca as relações entre mídia, Estado e política no Brasil.
Siga nosso podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e ouça o novo episódio do projeto nas plataformas digitais:

Comentários