Acordo histórico é assinado pela Biblioteca Nacional com o Vaticano
- João Victor Maiani Pereira
- 1 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), assinou, um acordo de cooperação técnica com a Biblioteca Apostólica Vaticana, a mais antiga biblioteca da Europa, fundada oficialmente em 1475. O acordo, assinado pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, na sede da instituição católica, tem validade de três anos, com possibilidade de prorrogação, e prevê a ajuda técnica e científica entre as bibliotecas, nos campos de preservação e promoção do patrimônio cultural, desenvolvimento da educação, ciência e cultura.
O documento foi assinado juntamente com arquivista e bibliotecário da Biblioteca do Vaticano, Angelo Vincenzo Zani, no dia 18 de março de 2024. Estiveram presentes na reunião o embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, e o diplomata brasileiro Bruno Quadros e Quadros.
"Trata-se de acordo histórico sem precedentes entre duas grandes bibliotecas. A biblioteca apostólica é uma espécie de resumo da história do planeta e de todas as suas línguas, uma espécie de herança pós-babélica, cujo compromisso se traduz na defesa do infinito. Todas as culturas estão contempladas na biblioteca apostólica, e por isso mesmo, a BN não poderia não tomar parte neste grande concerto de um futuro que será construído a partir do compartilhamento de acervos e experiências", afirma Marco Lucchesi. Leia na íntegra.

Comentários