Ailton Krenak é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL)
- João Victor Maiani Pereira
- 6 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2024
Ailton Krenak é ambientalista, filósofo e escritor e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), tomando posse nesta sexta-feira, 5/4/2024, na sede da instituição no Centro do Rio de Janeiro (RJ).
Ailton Krenak ocupará a Cadeira 5, tendo sido eleito por 23 votos, superando a historiadora Mary Del Priore e o indígena Daniel Munduruku.
O ambientalista afirma que uma de suas intenções participando da Academia como "imortal" é convidar a ABL para criar uma plataforma que tenha uma experiência parecida com a da Biblioteca Ailton Krenak, disponível para quem deseja ter acesso a centenas de imagens, textos, filmes e documentos.
Ailton Krenak nasceu em 1953 em Minas Gerais, na região do vale do Rio Doce. É ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas, participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI). Leia na íntegra.
A posse na ABL ocorreu nesta sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, e está disponível no canal do youtube da Academia Brasileira de Letras (ABL). Assista na íntegra.

Comentários