Apenas 7,16% das cidades Brasileiras estão atualizadas com antenas que suportem o 5G
- João Victor Maiani Pereira
- 28 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
O Brasil encerrou 2023 com 10% dos municípios com leis de antenas atualizadas, mas apenas 7,16% se enquadram na Lei Geral de Antenas (LGA), com processos de licenciamentos considerados adequados ao 5G.
“As operadoras já instalaram o 5G em todas as capitais, atendendo além das metas fixadas no edital para 2023, mas para que o 5G atinja todo o seu potencial e realmente transforme a economia digital, a tecnologia exigirá mais antenas do que temos hoje. Mas até mesmo em algumas capitais as empresas enfrentam problemas para instalar as infraestruturas necessárias”, afirmou o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.
Segundo a Conexis, a adequação das leis normativas das cidades é um dos grandes entraves que as operadoras enfrentam para expandir a conectividade pelo Brasil. “Os municípios que dispõem de legislações modernas garantem que o investimento da operadora se traduza em conectividade ao cidadão”, informou a entidade.
Além da ampliação do número de antenas nas capitais, as próximas metas do edital do 5G preveem a instalação do 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025 e nas cidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026. Leia na íntegra.

Comentários