Avaliação da Capes e mudanças dos cursos de mestrado e doutorado no Brasil
- Cintia Augustinha dos Santos Freire

- 12 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável pelo fomento, regulação e avaliação quadrienal da pós-graduação brasileira.
Embora a ausência de concordância no que deve ser relevante durante a avaliação dos programas da pós-graduação continue sendo um mistério, existem algumas hipóteses que são consideradas pelos responsáveis dos programas, mesmo depois das mudanças no modelo de classificação da Capes.
O projeto, ou seja a proposta do programa, deve ter coerência, inovação e interação entre as diferentes linhas de pesquisa, bem como, uma infraestrutura adequada para ensino, pesquisa, administração e docentes, estes últimos no entanto, devem ter titulação adequada, experiência profissional e acadêmica além de dedicação ao programa. Outro ponto importante, refere-se a contínua produção intelectual de docentes e discentes. Por fim o programa deve ter sua Inserção social relevante, ou seja, apresentar o impacto social, econômico, cultural do programa para a localidade, além de parcerias com outras universidades e centros de pesquisa. Leia na íntegra.
,


Comentários