CCBB RJ exibe mostra do artista Antônio Roseno de Lima
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 12 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Desde o dia 4 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) exibe a mostra "A.R.L. Vida e Obra" do artista Antônio Roseno de Lima, conhecido por transformar lixo em arte. A exposição, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal, ficará em cartaz até 28 de outubro. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 20h.
Roseno, nascido em Alexandria (RN) em 1926, mudou-se para Campinas (SP) na busca de uma vida melhor e desenvolveu sua arte utilizando materiais reciclados. Sem formação acadêmica, ele começou a trabalhar com fotografia e, mais tarde, com pintura. Suas obras são caracterizadas por usar suportes variados e incluir informações escritas na parte de trás dos quadros. Roseno, que morreu em 1998, começou a ganhar reconhecimento na década de 1990, quando suas obras foram exibidas em galerias e destacadas em eventos internacionais. Apesar disso, parte de sua produção foi descartada pelos familiares após sua morte.
A exposição no CCBB RJ, com curadoria de Geraldo Porto, apresenta mais de 90 obras de Roseno, incluindo a série "Presidentes", que homenageia personalidades notáveis, e outros temas como pinturas de bêbados, mulheres e animais. A mostra também conta com recursos de acessibilidade, como reproduções em 3D e QR Codes para audiodescrição.

Comentários