Cientista Político analisa atuação do MP na "lava-jato"
- Vinícius S. G. Gondra
- 22 de jul.
- 2 min de leitura
No dia 21/07/2025, o site CONJUR publicou um artigo onde entrevista o pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa e professor do programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Fábio Kerche.
Ao contrário do que foi imaginado pela Assembleia Constituinte, o Ministério Público, dentro do seu escopo de atuação, priorizou a investigação criminal e o combate à corrupção. E não houve uma autocrítica dos integrantes do órgão sobre os abusos da “lava jato”, segundo o pesquisador.
Na avaliação de Kerche, os membros do MP têm uma visão estereotipada da política, que eles enxergam como “uma coisa corrupta, algo negativo”. E eles entendem que a forma de combater os desvios é pela atuação da instituição, por meio da via judicial.
Kerche coordenou, com os professores Ludmila Ribeiro (UFMG) e Oswaldo E. do Amaral (Unicamp), a pesquisa “Quem são os(as) membros(as) do Ministério Público?”, conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Unirio, com a colaboração da Corregedoria Nacional do Ministério Público.
Entre 15 de agosto e 6 de outubro de 2024, os pesquisadores enviaram um questionário ao e-mail institucional de todos os membros do Ministério Público da União e dos estados devidamente registrados no Conselho Nacional do Ministério Público.
Foram 2.054 questionários respondidos em um universo de 12.859 integrantes do MP, ou seja, cerca de 16% do total de promotores e procuradores.
As perguntas visavam traçar o perfil dos integrantes do MP. Além disso, o estudo buscava entender como promotores e procuradores se posicionam sobre temas como cotas raciais, descriminalização das drogas e do aborto, pena de morte, privatizações e corrupção.
A pesquisa também tinha por objetivo entender como os profissionais avaliam a atuação do MP a que pertencem em diversas áreas, como controle externo da atividade policial, defesa do patrimônio público, proteção do meio ambiente e investigação e promoção de ações criminais.
Em entrevista à revista eletrônica Consultor Jurídico, Kerche explicou quem são os integrantes do MP, como eles enxergam a sua atuação e que áreas priorizam.
コメント