top of page

Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial adia, pela terceira vez, votação de regulamentação de Inteligências Artificiais

  • Vinícius S. G. Gondra
  • 11 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

No dia 09/07/24, a Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA) adiou, pela terceira vez, a votação do projeto que regulamenta a inteligência artificial (IA). Pontos de divergência no texto do projeto foram o principal motivo divulgado pelo presidente do colegiado, o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Segundo ele, não há pressa para votar.


O projeto de lei (PL) 2.338/2023 está sendo relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO). A proposta, que estabelece princípios, direitos e regras para uso de IA, é alvo de divergências entre setores e categorias que buscam proteger as suas atividades.


Audiências públicas realizadas na CTIA no início de julho expuseram desafios no equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e as obrigações impostas aos agentes que disponibilizam IA.


Segundo o senador Izalci Lucas (PL-DF), o aperfeiçoamento feito desde o primeiro relatório publicado em 18 de junho não é suficiente para incentivar a inovação no setor produtivo. Ele apontou relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que critica a regulamentação por ser “a mais restritiva do mundo”, conforme o documento. Para Izalci, essa barreira poderá levar talentos da tecnologia para fora do país.


O senador Marcos Rogério (PL-RO) criticou o projeto por, segundo ele, ser potencialmente prejudicial ao exercício de informação, como na atividade jornalística. Para o senador, o texto não trata apenas sobre IA, mas de outros temas correlatos que devem ser vistos “com cautela”.



Se o tema te interessa, não deixe de checar as outras notícias sobre que também foram publicadas aqui no site do EPCC!



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page