Congadas, Congados e Reinados são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 4 de set.
- 1 min de leitura
Cerca de 90 representantes das Irmandades do Rosário, Reinados e Guardas de Congado de Minas Gerais receberam, no dia 24 de agosto de 2025, o documento que oficializa o reconhecimento dessas tradições como Patrimônio Cultural do Brasil. A cerimônia, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Parque Municipal de Belo Horizonte (MG), integrou o Festejo do Tambor Mineiro e a Virada Cultural da capital e contou com a presença de autoridades do Ministério da Cultura.
O registro, aprovado em 18 de junho de 2025, inscreve os Reinados, Congados e Congadas no Livro dos Saberes, reconhecendo sua ancestralidade afro-brasileira expressa em devoção, canto, ritmo e dança, preservada e ressignificada ao longo de mais de 300 anos.
Para o diretor substituto do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Deyvesson Gusmão, a conquista resulta de um processo iniciado em 2008 e reforça a importância da parceria com os grupos. Já lideranças como Dirceu Pereira, capitão regente e presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, e Leda Martins, Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, destacaram a luta histórica pela preservação dessas tradições e o compromisso de transmiti-las às próximas gerações.

Comentários