top of page
Buscar
  • Foto do escritorDanielle Fernandes Rodrigues Furlani

Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan aprova três novos tombamentos

No primeiro dia da 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, foram aprovados os tombamentos definitivos do Conjunto Arquitetônico, Histórico e Paisagístico da Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro, e das fortificações de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy, em Niterói. Ambos os conjuntos incluem 29 elementos, entre fortificações e acervos, marcando um recorde de tombamentos em um único dia. Também foi tombada a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, em Balsa Nova (PR), representando a ocupação da região Sul do Brasil.


A Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá inclui a igreja, seu acervo e o bosque circundante, e será inscrita em vários Livros do Tombo, incluindo o de Histórico, Arqueológico, Etnográfico, Paisagístico e Belas Artes. O conjunto da Fortaleza de São João abrange 12 edificações de defesa e será registrado nos mesmos Livros do Tombo. Já as fortificações de Niterói englobam 17 elementos, incluindo fortificações, acervos de artilharia e religiosos, além de morros e praias associados, também sob proteção do Exército.


O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou a importância dessas fortificações para o Brasil e o potencial de mobilização comunitária e desenvolvimento que esses espaços oferecem. Jorge Luís O’ de Almeida Filho, do Exército Brasileiro, reforçou o valor histórico e militar das fortificações, celebrando o reconhecimento como essencial para a preservação do patrimônio brasileiro.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page