CPLP lança nova edição do Programa Audiovisual
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 18 de ago.
- 1 min de leitura
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lançou a terceira edição do Programa CPLP Audiovisual (PAV III), com inscrições abertas até 25 de setembro de 2025. No Brasil, a iniciativa é realizada em parceria com a TV Brasil (EBC) e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV). O programa tem como objetivo incentivar a produção e a difusão de obras audiovisuais entre os países lusófonos, por meio de editais públicos coordenados em rede.
Nesta edição, o PAV III contempla convocatórias públicas para a produção de obras de ficção (FICTV) e documentários (DOCTV). Cada país selecionará um projeto inédito de 52 minutos e três curtas-metragens, com duração entre 15 e 30 minutos. Ao todo, serão produzidos e exibidos nas emissoras públicas da CPLP 27 curtas e nove telefilmes. Os curtas-metragens contarão com um apoio financeiro de 18 mil euros cada, enquanto os longas-metragens selecionados receberão 65 mil euros para sua realização.
Após um intervalo de seis anos, o Brasil retomou sua participação no programa em 2023. A retomada foi anunciada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, durante visita institucional à sede da CPLP, em Portugal, quando foi formalizado o compromisso de um aporte de 1 milhão de euros para a nova edição.
Além do Brasil, o Programa CPLP Audiovisual é financiado com recursos de Portugal e Angola, e conta com a participação de todos os Estados-Membros da Comunidade: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Comentários