Culturas periféricas destacam o potencial do brasileiro
- Eula D.T.Cabral

- 21 de ago.
- 1 min de leitura
No dia 18 de agosto de 2025 foi realizado o XVII Ciclo de Palestras "Paradigmas culturais hoje", analisando o tema "Culturas Periféricas". O evento aconteceu na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da FCRB, e está sendo disponibilizado também pelo canal EPCC Brasil.
A gestora cultural Daniele Salles, o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro, Eduardo Nascimento e a diretora do Observatório de Favelas, Isabela Souza, sob a mediação da coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB), Eula Cabral mostraram a importância do tema na vida do brasileiro.
Trabalhou-se o papel das culturas periféricas como práticas que afirmam direitos, constroem sentidos de pertencimento e disputam narrativas sobre os territórios populares. A partir de experiências de produção, fruição e mobilização cultural nas favelas e periferias, foram discutidos os caminhos de acesso a políticas públicas, editais e formas de articulação comunitária. Mais do que pensar a cultura como ferramenta de transformação “da” periferia, destacou-se o reconhecimento e valorização dos territórios periféricos como espaços de criação, invenção e proposição política.
O evento foi realizado pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) e pelo Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA - FCRB), com apoio do Ministério da Cultura e do Observatório de Favelas. Tenha acesso e participe dos próximos eventos.

Comentários