top of page

Debates e mostra no CCBB-RJ destacam o legado de Lélia Gonzalez

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 3 de fev.
  • 1 min de leitura

Em homenagem aos 90 anos de Lélia Gonzalez, o CCBB do Rio de Janeiro realiza o Projeto Memória, a partir de 3 de fevereiro, com debates e a exposição Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, que destaca sua obra e legado. O evento conta com intelectuais como Sueli Carneiro e Conceição Evaristo.


Lélia Gonzalez é uma das mais influentes pensadoras brasileiras e foi pioneira ao incorporar a questão de gênero no debate sobre racismo, evidenciando como as mulheres negras são desproporcionalmente afetadas. Defendeu um feminismo afrolatinoamericano, protagonizado por mulheres negras e indígenas, historicamente marginalizadas na pauta das feministas brancas.


Fonte: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Fonte: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sua reflexão também abrangeu a condição da população negra na América Latina. Nesse contexto, participou da criação do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN) e do Movimento Negro Unificado, ambos fundamentais para denunciar o mito da democracia racial, amplamente difundido entre intelectuais brasileiros, e reivindicar políticas públicas voltadas para a população negra.


No Projeto Memória, realizado no CCBB, ocorrerão debates com intelectuais sobre o legado e as ideias de Lélia Gonzalez, sempre das 18h às 22h. Para participar, é necessário retirar ingressos gratuitos antecipadamente na bilheteria virtual do CCBB, disponível no site bb.com.br/cultura a partir das 9h de cada dia.


A mostra educativa, que inclui um painel sobre a trajetória da ativista e um documentário com depoimentos de intelectuais e descendentes sobre sua relevância, ficará em exibição até 7 de abril, das 9h às 20h, com entrada gratuita.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page