Direito e democratização da cultura, comunicação e informação na era digital ampliam a cidadania
- Eula D.T.Cabral

- 13 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
No dia 12 de junho de 2024, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) participou da XVIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, que tem como tema "Comunicação e inovações tecnológicas: ações transformadoras por meio da ciência cidadã", realizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom) em parceria com associações científicas.
A participação do grupo EPCC (CNPq/FCRB) se deu na sessão 2 do GT 3: Redes Sociais e Ativismos Midiáticos, coordenado por Adilson Vaz Cabral Filho (UFF) e Juarez Tadeu de Paula Xavier (Unesp), no formato remoto. Sob a mediação da coordenadora do grupo EPCC (CNPq/FCRB), Eula D. T. Cabral (FCRB), a Mesa teve seis trabalhos.
O primeiro trabalho foi "Cultura, comunicação e informação na era digital: pesquisa sobre apropriações e usos das tecnologias, plataformas e dispositivos da informação e da comunicação na ampliação da cidadania em portais digitais", de autoria de Eula D.T. Cabral e co-autoria de: Danielle F. R. Furlani, Daniela P. da Silva, Beatriz do C. Alves, João Victor M. Pereira, Vinícius S. G. Gondra e Vitor V. Ferreira. A pesquisa foi apresentada por Eula D.T. Cabral. Tenha acesso à apresentação.
O segundo trabalho foi "Neurodiversidade em pauta: uma análise da reportagem Igual, mas diferente da Folha de S. Paulo", de Tiago Abreu, da Universidade Federal de Goiás. Em seguida, "Influenciadores com síndrome de Down: marcas do fazer comunicação", de Felipe Collar Berni, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Além de "O facebook como “esfera pública” de educação para a cidadania e de participação política em Moçambique: desafios e oportunidades", de Edgar Mundulai Armindo Barroso, da Universidade Federal de Goiás. O quinto trabalho apresentado foi "Comunicação e refúgio: Análise da produção midiática de uma jovem refugiada no TikTok durante a Guerra da Ucrânia", de Mariana Marcela de Fátima Moraes, da Escola Superior de Publicidade e Marketing. E o último trabalho apresentado foi "Táticas da multidão contra o Império: Gabinete do amor como referência comunicacional", de Márcia Zanin Feliciani e de Aline Roes Dalmolin.


Comentários