Entenda: Sabatina de Cristiano Zanin - O STF tem um novo Ministro
- Larissa Gama Louback
- 21 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2023
Aconteceu hoje, 21 de junho, a sabatina de Cristiano Zanin, advogado indicado pelo Presidente Lula para ocupar a posição de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes, vale dizer que, de acordo com a Constituição Federal, ao STF compete a guarda da Constituição e o procedimento para escolha de seus 11 Ministros também é previsto no artigo 102, parágrafo único.
A escolha desses onze ministros é feita dentre cidadãos com mais de 35 anos e menos de 65, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Assim, o candidato ao cargo é indicado pelo Presidente da República e após é submetido à Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
Ou seja, o procedimento prevê a participação do Poder Executivo e Legislativo.
O cargo de Ministro é vitalício, sendo certo que a aposentadoria é compulsória aos 75 anos de idade, o que ocorre no presente momento com o Ministro Ricardo Lewandowski.
Em seus três mandatos, Cristiano é a terceira indicação do Presidente Lula ao cargo de Ministro do STF, já tendo indicado anteriormente a Ministra Carmen Lúcia e Dias Toffoli.
Na arguição, o indicado responde as perguntas feitas pelos senadores. A arguição de Zanin, durou mais de 8 horas.
Quem é Cristiano Zanin?
De acordo com o Wikipedia, Cristiano Zanin Martins (Piracicaba, 15 de novembro de 1975) é um advogado e professor brasileiro. Ganhou notoriedade como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos relacionados à Operação Lava Jato.
Iniciou o exercício da advocacia em 2000, como advogado do escritório Arruda Alvim, onde fora estagiário durante a faculdade. Em 2004, passou a ser sócio do escritório Teixeira Martins Advogados. Em 2022, abriu seu próprio escritório, em sociedade com a esposa, Valeska Martins, filha de seu ex-sócio Roberto Teixeira, o qual havia atuado por muitos anos como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dedicou-se a litígios empresariais e recuperações judiciais, tendo trabalhado em casos de grande repercussão, como a recuperação judicial da Varig, a falência da Transbrasil e a revisão do acordo de leniência da J&F Investimentos. No fim de janeiro de 2023, foi contratado pela Americanas para atuar em um processo contra o BTG Pactual.
É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).
— O meu lado sempre foi o mesmo, o lado da Constituição, das garantias, do amplo direito de defesa, do devido processo legal. Para mim, só existe um lado; o outro é barbárie, é abuso de poder. Com muita honra e humildade, sinto-me seguro e com a experiência necessária para, uma vez aprovado por esta Casa, passar a julgar temas relevantes e de extremo impacto à nossa sociedade — disse Zanin durante a sabatina.
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação secreta terminou com 58 votos a favor e 18 contrários.
Como a votação é secreta, não é possível saber como se desenvolveram os votos.
Confira votações anteriores:
CRISTIANO ZANIN MARTINS: 58 a 18
ANDRÉ MENDONÇA: 47 a 32
KASSIO NUNES MARQUES: 57 a 10
ALEXANDRE DE MORAES: 55 a 13
LUIZ EDSON FACHIN: 52 a 27
LUIS ROBERTO BARROSO: 59 a 6
ROSA WEBER: 57 a 14
LUIZ FUX: 68 a 2
DIAS TOFFOLI: 58 a 9
CÁRMEN LÚCIA: 55 a 1
GILMAR MENDES: 57 a 15
RICARDO LEWANDOWSKI: 63 a 4
EROS GRAU: 57 a 5
JOAQUIM BARBOSA: 66 a 3
CEZAR PELUSO: 57 a 3
CARLOS AYRES BRITTO: 65 a 3
GILMAR MENDES: 57 a 15
ELLEN GRACIE: 67 a 0
NELSON JOBIM: 60 a 3
MAURÍCIO CORRÊA: 48 a 3
FRANCISCO REZEK: 45 a 16
ILMAR GALVÃO: 48 a 0
MARCO AURÉLIO MELLO: 50 a 3
CARLOS VELLOSO: 49 a 1
CELSO DE MELLO: 47 a 3
SEPÚLVEDA PERTENCE: 50 a 1.
Fonte: Agência Senado
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristiano_Zanin
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/06/21/sabatina-zanin-veja-posicao-de-votos-a-favor-do-criminalista-para-o-stf.htm?cmpid=copiaecola

Comentários