top of page

EPCC publica novo episódio de podcast sobre mercado editorial e a nova direita brasileira

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 8 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de nov. de 2023

Nesta quarta-feira (8), o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) acaba de lançar mais um episódio de podcast em seu canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura .


O episódio comenta o artigo O mercado editorial e a nova direita brasileira de autoria do sociólogo Leonardo Nóbrega da Silva. O texto foi publicado em 2018 e integra o Dossiê “Direitas no Brasil Contemporâneo” publicado no volume 13, edição número 2, da revista Teoria e Cultura, uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Leonardo Nóbrega da Silva é Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2023, concluiu o Programa Internacional de Pós-Doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Suas áreas de interesse de pesquisa incluem sociologia da cultura, conflitos políticos, circulação de conhecimento, mercado editorial, sociologia das ideias e dos intelectuais, diversidade e educação, teoria social, história cultural e pensamento social.


O artigo “O mercado editorial e a nova direita brasileira” tem como objetivo analisar a emergência da publicação de autores ligados à nova direita no Brasil, com enfoque na trajetória da editora Record. O texto é dividido em três seções, além dos comentários introdutórios e considerações finais: “A edição como objeto de análise e as modificações no mercado editorial”, “A editora Record e a publicação de autores da nova direita” e A atuação editorial de Carlos Andreazza”.


Para o sociólogo, a presença cada vez maior de editoras que moldam seus catálogos para atender ao público interessado em autores ligados à direita política, assim como o sucesso de vendas desses livros, evidencia que essa tendência está firmemente estabelecida no universo cultural do país e exerce uma influência significativa no debate público.


Siga nosso podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e ouça o novo episódio nas plataformas digitais: Spotify






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page