EPCC publica novo episódio de podcast sobre política e desigualdade digitais
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 18 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Nesta quarta-feira (18), O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) acaba de lançar mais um episódio de podcast em seu canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura.
O episódio comenta o texto “Ideologia do Vale do Silício e desigualdades de classe: um imposto virtual em relação à política digital”, de autoria da socióloga Jen Schradie. O texto foi publicado em 2017 e integra o “Dossiê Comunicação e Desigualdades” publicado no volume 5, edição número 1, da Revista Parágrafo.
Jen Schradie é uma socióloga norte-americana que estuda a relação entre mídia, tecnologia e desigualdade social.
Antes de entrar no meio acadêmico, Schradie dirigiu seis documentários, sendo a maior parte centralizados em movimentos sociais que confrontavam o poder corporativo no sul rural dos Estados Unidos.
Atualmente é professora assistente no Observatório Sociológico da Mudança (OSC) na Sciences Po em Paris. Foi investigadora no Instituto de Estudos Avançados de Toulouse. É PhD em Sociologia pela Berkeley com ênfase em Novas Mídias e possui mestrado pela Harvard Kennedy School.
Sua agenda de investigação consiste em interrogar as reivindicações da democracia digital com dados empíricos, desafiando as noções de que a Internet pode permitir uma sociedade mais participativa e pluralista. A socióloga se debruça sobre três áreas: a exclusão digital, o ativismo digital e o trabalho digital.
O texto possui ao todo 14 páginas e se estrutura em torno de alguns tópicos centrais intitulados: “Cidadania Digital como Política, Civil e Social”; “Origens da Ideologia do Vale do Silício”; “Os Mitos da Desigualdade Digital”; “A Lacuna em Relação à Política Digital”; “Neoliberalismo, imposto virtual e cidadania”; e “Pesquisas Futuras sobre a Lacuna em Relação à Política Digital”.
Siga nosso podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e ouça o novo episódio do projeto nas plataformas digitais: Spotify, Anchor.fm, RadioPublic, Google Podcasts, Pocket Casts e Apples Podcasts.

Comentários