top of page

FBN e Marinha do Brasil firmam parceria para doar livros a comunidades ribeirinhas da Amazônia

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 24 de out.
  • 1 min de leitura

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Marinha do Brasil firmaram um Protocolo de Intenções para doar 2.424 livros a oito comunidades ribeirinhas da Amazônia até o final de 2025. O acordo foi assinado em Manaus, a bordo do Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas, pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, e pelo comandante do 9º Distrito Naval, almirante João Alberto Lampert.


A primeira entrega foi realizar no dia 30 de setembro de 2025 em duas escolas da comunidade Careiro da Várzea, com transporte pelo Rio Solimões. As demais doações ocorrerão nas localidades de Umuriaçu, Feijoal, Nova Cananã, Santana do Supiá, Beaba II, Cuianã e Paricatuba. Entre os títulos doados estão clássicos da literatura brasileira, como Canção do Exílio (Gonçalves Dias) e O homem que sabia javanês (Lima Barreto), além de publicações da Revista Poesia Sempre.


A parceria entre FBN e Marinha, iniciada em 2023, já enviou 7.558 livros para bibliotecas públicas e universidades em 27 países, além de 894 obras para a Estação Antártica Comandante Ferraz. O projeto une saúde, cidadania e acesso à cultura, aproveitando a logística naval para alcançar comunidades remotas da Amazônia.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page