FCRB investe em reforma para modernizar e proteger seu patrimônio histórico
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 13 de ago.
- 1 min de leitura
Como parte de uma política de preservação do patrimônio cultural, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura, deu início a uma reforma estrutural no Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB), no Rio de Janeiro. A obra contempla a modernização da rede elétrica, a instalação de um novo sistema de combate a incêndios e de proteção contra descargas atmosféricas, com o objetivo de garantir mais segurança para o público, os funcionários e o acervo.
As intervenções, realizadas com cuidado técnico por se tratar de um imóvel tombado, são estratégicas para prevenir sinistros como os que afetaram outras instituições culturais no país. A iniciativa reafirma o compromisso da FCRB com a preservação e a difusão de um dos mais importantes acervos históricos brasileiros, que inclui cerca de 1.550 objetos e uma biblioteca com aproximadamente 36 mil volumes.
Além da reforma, a FCRB iniciou o tratamento técnico da biblioteca pessoal do jurista, utilizando tecnologias de conservação em ambiente controlado, e conta com o apoio da Cedae para o remanejamento das antigas adutoras que atravessam o terreno do museu, medida essencial para a segurança do jardim histórico e do acervo.

Comentários