Fiocruz concorre ao título de Patrimônio Mundial pela UNESCO
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 24 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, está concorrendo ao título de Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A instituição foi incluída na lista indicativa de locais que podem ser reconhecidos como Patrimônio da Humanidade, seja Cultural, Natural ou Misto. Essa etapa é essencial e obrigatória para iniciar o processo de reconhecimento.
Originalmente concebido para produzir soros e vacinas para enfrentar as epidemias da época, o instituto liderado por Oswaldo Cruz representou uma forma pioneira de organização científica. Essa abordagem foi fundamentada na junção da medicina tropical com a microbiologia.
Além da Fiocruz, a Chapada do Araripe também foi incluída na Lista Indicativa da UNESCO. Esta região abrange áreas dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e possui bens que datam de até 180 milhões de anos, preservando a memória da formação geológica da Terra e registros arqueológicos da presença humana no passado. Ambos os bens culturais devem permanecer na lista por um ano antes de qualquer formalização de candidatura oficial ao Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Comentários