Funarte celebra 50 anos com criação de novas diretorias para Circo, Dança, Teatro e Memória
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 28 de out.
- 1 min de leitura
No ano em que completa 50 anos, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), celebra uma conquista histórica: a criação de diretorias específicas para Circo, Dança, Teatro e Memória, resultado da reestruturação institucional publicada no Diário Oficial da União em 12 de agosto, Dia Nacional das Artes.
A medida, que atende a uma antiga demanda das categorias artísticas, atualiza a estrutura da Funarte e reforça seu compromisso com a diversidade e a valorização das artes brasileiras. As novas diretorias — Centro de Circo, Centro de Dança, Centro de Teatro e Diretoria de Memória, Pesquisa e Produção de Conteúdos (DIMEMO) — fortalecem a atuação da instituição na formulação e execução de políticas públicas para cada linguagem artística.
Além das novas diretorias, a reestruturação reintegrou os teatros e espaços artísticos às suas áreas de origem, recriou o Centro Técnico de Artes e ampliou áreas estratégicas como fomento, comunicação, patrimônio e tecnologia. A Funarte também se prepara para receber, em 2026, 28 novos servidores aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU).

Comentários