Impactos da possível tarifa antidumping sobre fibra chinesa geram alerta entre provedores do DF
- socialcarolfiorava
- há 15 horas
- 1 min de leitura
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) abriu uma Avaliação de Interesse Público sobre a investigação antidumping nas importações de cabos de fibra óptica vindos da China. A Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal (Aspro) manifestou preocupação com a possibilidade de a tarifa ser aplicada, já que a fibra óptica é considerada um insumo essencial para provedores de internet e expansão de redes.
Se a medida for adotada, os provedores alertam que o preço da fibra pode subir muito, o que tende a encarecer os custos de conexão para os consumidores finais e tornar inviável a expansão de novos provedores, principalmente em áreas menos atendidas. A Aspro destaca que esse cenário pode afetar a oferta de banda larga e comprometer a ampliação da conectividade no país.
Por causa do prazo curto para manifestações no processo, a Aspro está articulando com importadores e entidades representativas para defender que a não aplicação da tarifa antidumping seja considerada de interesse público, considerando o impacto social e econômico da conectividade.


Comentários