Inteligência artificial e Redes Sociais constam na declaração final dos líderes do G20
- João Victor Maiani Pereira
- 20 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
A declaração final dos líderes do G20 reunidos no Rio de Janeiro nesta semana ganhou destaque nos jornais por conta do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e do apelo à paz na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Mas a tecnologia digital também está presente no documento, com menções a inteligência artificial, transparência em plataformas digitais, conectividade significativa, direitos autorais e fluxo internacional de dados. Destacamos abaixo cada um desses pontos.
Os líderes do G20 reconhecem a importância da inteligência artificial para a prosperidade e a expansão da economia digital global, mas defendem a sua regulamentação de maneira equilibrada, reduzindo riscos mas sem impedir a inovação. Sugerem que o caminho seria uma governança internacional, por meio da cooperação multilateral entre os países, no âmbito da Organização das Nações Unidas. Há menção objetiva à inteligência artificial generativa.
Os líderes do G20 alertam para a velocidade e o alcance da desinformação na era digital e demandam que haja mais transparência e responsabilidade por parte das plataformas digitais. Leia na íntegra.

Comentários