Literatura de cordel na Amazônia
- Eula D.T.Cabral
- 21 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
A literatura de cordel nasce com o povo expressando seu cotidiano em versos que eram recitados, registrados em pequenos livros e cantados. Inicia no Nordeste e se espalha por todo o Brasil, registrando as particularidades de cada cidade, estado e região.
O cordel foi reconhecido pelo IPHAN, em 2018, como patrimônio cultural
imaterial dos brasileiros.
Na Amazônia, com características particulares, atravessa os rios e leva a
poesia de seu povo.
Para conhecer mais sobre a literatura de cordel na Amazônia, indicamos:
publicada em 1996 pela Editora da Universidade do Amazonas
- o repositório digital "Poronga - Repositório de cordéis do Pará, produto da dissertação "A poronga flamejante e as vozes poéticas da memória: criação de um acervo digital para a Academia Paraense de Literatura de Cordel", de Fabrício Alves da Silva, que vem sendo utilizado pelos cordelistas no Pará para divulgar o cordel em todo o estado.

O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as terças-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica.
Confira outras dicas Dica 91 - Ebooks gratuitos sobre democratização da Cultura, da Comunicação e da Informação Dica 90 - EPCC participa do Seminário 100 anos sem Rui: o homem e sua Fundação Dica 89 - Seminário 100 anos sem Rui: o homem e sua Fundação Dica 88 - Desigualdade e Concentração, Comunicação e poder político Dica 87 - Eventos com especialistas e ativistas das áreas de Cultura, Informação e Comunicação
Dica 82 - Ciência possibilita entender o cotidiano
Comments