top of page

Mídia comunitária e democratização da comunicação

  • Foto do escritor: Eula D.T.Cabral
    Eula D.T.Cabral
  • 26 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

A comunicação democrática é fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Para democratizar a comunicação é preciso "desenvolver políticas públicas para o setor, ter diversidade de produtores capacitados e qualificados para acessar e exercer o controle sobre os meios de grande circulação, implementar meios de alcance local e comunitário, trabalhando com a dimensão original de diálogo e horizontalidade da comunicação quanto ao direito humano à comunicação" (Adilson e Eula Cabral, 2007, p.136).

A mídia comunitária é fundamental para democratizar a comunicação no Brasil. Mas, qual seu papel? O que precisa ser feito? No dia 25 de setembro de 2023, os grupos de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE - CNPq/UFF), setor de pesquisa em Políticas Culturais e Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa realizaram o VII Colóquio de Culturas Digitais com o tema "Mídia comunitária e digital". Participaram do evento Cláudia Santiago (NPC), Eula D.T.Cabral (EPCC-FCRB), Cláudio Salles (Rádio Pop Goiaba) e Adilson Cabral (EMERGE - UFF). Foi realizado no formato híbrido (presencial e online), sendo transmitido ao vivo pelo youtube da FCRB. Mas, para que esteja sempre disponível aos interessado(a)s, também foi disponibilizado no canal EPCC Brasil - https://youtu.be/_2H7eAg0EPE


Conheça os participantes


Cláudia Santiago é jornalista, historiadora, escritora, comunicadora popular e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).


Eula D.T.Cabral é coordenadora do grupo de pesquisa EPCC (CNPq/FCRB), professora do PPGMA (FCRB) e autora de obras sobre Comunicação, Cultura e Informação.


Cláudio Salles é jornalista, músico, compositor, professor, coordenador do Laboratório de Estudos Multimídias do INCT/INEAC e da rádio Pop Goiaba.


Adilson Cabral é coordenador do EMERGE (CNPq - UFF), professor Titular da UFF, bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq, Cientista do Nosso Estado e autor de obras. O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as terças-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page