top of page

Membro do grupo EPCC realiza intercâmbio na Universidade Estadual de Londrina

  • Foto do escritor: Fabrício Alves
    Fabrício Alves
  • 23 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de set. de 2024


Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o bibliotecário Fabrício Alves da Silva é bolsista pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia) e tem como tema de pesquisa a Literatura de Cordel.


Fabrício é membro do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) desde 2022, quando ingressou no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa. No PPGMA, defendeu em 2023, a dissertação intitulada "A poronga flamejante e as vozes poéticas da memória: criação de um acervo digital para a Academia Paraense de Literatura de Cordel", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eula D.T. Cabral.


Desde o dia 10 de setembro, o doutorando realiza uma visita técnica à Universidade Estadual de Londrina (UEL), que possui um dos maiores acervos de folhetos de cordel do Brasil. A instituição abriga uma coleção especial com mais de 4 mil títulos, todos organizados e disponíveis para consulta pública.


A parceria firmada entre UFPA e UEL se deu por meio do edital PROCAD/Amazônia, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da pós-graduação na Região Norte e no estado do Maranhão. O objetivo é apoiar projetos de pesquisa conjuntos que promovam a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior, utilizando recursos humanos e infraestruturas disponíveis.


No dia 11/09, a equipe da Biblioteca Central da UEL promoveu um encontro para apresentar o acervo de folhetos de cordel. Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa abordando a formação do acervo, as condições de acesso à coleção e os procedimentos de organização e guarda dos folhetos.




Em 18/09, ocorreu um encontro com as pesquisadoras do grupo de pesquisa Metarrepresentações informacionais em Ciência da Informação, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rosane Suely Alvares Lunardelli. O grupo se dedica a estudos sobre a arte do cordel, com foco nas representações semântico discursivas presentes nos folhetos, especialmente nas temáticas relacionadas à saúde e à qualidade de vida.


Fabrício também participou, no dia 19/09, da reunião do grupo de pesquisa Leitura, biblioteca escolar e mediação pedagógica, liderado pelo Prof. Dr. Rovilson José da Silva. Onde foi discutida a mediação oral da literatura em ambientes escolares.




No dia 20/09, durante as atividades da disciplina Fontes de Informação, ministrada pela Profa. Dra. Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Fabrício apresentou suas pesquisas de mestrado e doutorado aos alunos dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da UEL. Na ocasião, ele ministrou a palestra intitulada Oral, escrita, impressa e digital: a multimodalidade da Literatura de Cordel.


Fabrício é orientado pelo Prof. Dr. João Arlindo dos Santos Neto (UFPA) e supervisionado pela Prof.ª Dr.ª Sueli Bortolin (UEL), líderes do grupo de pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento. Ambos são pesquisadores na linha de Mediação da Informação, com ênfase em práticas mediadoras que envolvem fontes orais, por meio das quais o corpo e a voz dos sujeitos são utilizados para transmitir saberes, informações e conhecimentos.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page