MinC debate novo Plano Nacional do Livro e Leitura no Fliparacatu
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 9 de set.
- 1 min de leitura
O Ministério da Cultura (MinC) participou do 3º Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu), em Minas Gerais, promovendo um debate sobre o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL 2025-2035). O evento, realizado no Teatro Afonso Arinos, contou com a presença de gestores do MinC e teve a mediação do presidente do festival, Afonso Borges.
O PNLL recebeu mais de 1.500 contribuições da população e tem como objetivos ampliar o acesso ao livro, fortalecer bibliotecas, estimular a formação de leitores, incorporar políticas de escrita e democratizar a criação literária. O plano está estruturado em quatro eixos: democratização do acesso, fomento à leitura e formação de mediadores, valorização simbólica da leitura e fomento à cadeia criativa do livro.
Após a análise das contribuições, será elaborada a versão final do PNLL, que será encaminhada à Casa Civil para análise e aprovação. Além disso, a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE, Lei 13.696/18) foi regulamentada em 5 de setembro de 2025, durante a Bienal do Livro de São Paulo, com atuação conjunta do MinC, do MEC, dos estados, municípios e da sociedade civil.

Comentários