MinC e MDHC discutem estratégias para fortalecer Pontos de Cultura voltados aos direitos humanos.
- Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
- 25 de fev.
- 1 min de leitura
Os secretários-executivos dos ministérios da Cultura (Márcio Tavares) e dos Direitos Humanos e Cidadania (Janine Mello dos Santos) discutiram ações conjuntas para fortalecer os Pontos e Pontões de Cultura que atuam na área de direitos humanos. As medidas fazem parte do Protocolo de Intenções firmado em dezembro de 2024 pelas ministras Margareth Menezes e Macaé Evaristo.
A reunião destacou o potencial da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que há 20 anos certifica e apoia iniciativas culturais em comunidades. Atualmente, mais de 7.200 Pontos e Pontões de Cultura estão cadastrados, sendo que cerca de 2 mil têm como foco a Cultura e os Direitos Humanos. Outros desenvolvem ações voltadas para infância, acessibilidade, idosos e população LGBTQIA+.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, ressaltou que o MinC já apoia 42 Pontões de Cultura selecionados por edital, com destaque para iniciativas relacionadas a gênero, diversidade, acessibilidade e infância. Segundo ela, a Cultura Viva tem em sua essência a promoção dos direitos humanos e da cidadania.
Também participaram do encontro representantes do MinC e do MDHC, reforçando o compromisso de alinhar estratégias, definir instrumentos de ação e estabelecer um cronograma de trabalho conjunto.

Comentários