top of page

MinC, PBL e Fiocruz conduzem pesquisa com coletivos literários periféricos em 10 estados do Brasil

  • Foto do escritor: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
    Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
  • 18 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

A Periferia Brasileira de Letras (PBL) está conduzindo a segunda edição de sua pesquisa sobre coletivos literários periféricos em 10 estados brasileiros. Em parceria com a Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Sefli) e a Cooperação Social da Fiocruz, a pesquisa visa mapear as ações desses grupos e entender como garantir direitos junto ao poder público.


A pesquisa é dividida em duas etapas: qualitativa, com entrevistas presenciais, e quantitativa, com um questionário virtual disponível de 10 de setembro a 13 de outubro. Os resultados serão divulgados nos sites da PBL, Fiocruz e Ministério da Cultura. Podem participar diversos atores culturais, como organizadores de saraus, rodas de slam, bibliotecas comunitárias, editoras independentes e grupos de teatro de rua.


A primeira edição da pesquisa, em 2022, mapeou 169 coletivos e resultou em uma carta de reivindicações apresentada ao poder público, destacando as principais atuações e desafios enfrentados por esses grupos nas favelas e periferias do Brasil.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page