top of page

Minicurso sobre arquivos audiovisuais de televisão

  • Foto do escritor: Julia Aranha
    Julia Aranha
  • 30 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Estão abertas as inscrições para o minicurso "Prática e teoria em arquivos audiovisuais de televisão"!

Ele vai ocorrer no dia 4 de agosto (sexta-feira) de 14h30 às 16h30 e será ministrado por Daniela Pinheiro da Silva (CPDOC-FGV) e Maria Byington Leite de Castro (FCRB).


O minicurso será oferecido no âmbito do XIV Encontro Nacional de História da Mídia: Democracia, História e Anistias na Memória das Mídias, que acontecerá de 2 a 4 de agosto de 2023 no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói (RJ).


Você pode acessar a programação completa do evento em: https://alcarnacional2023.com.br/programacao/.


Confira a ementa do minicurso:


"Ementa: O minicurso dialoga com duas questões: “Como realizar pesquisas em história das mídias e lidar com a pesquisa em acervos? Que cuidados os pesquisadores devem ter ao lidar com as mídias de outros tempos?” Para tal, compartilha-se casos de pesquisa audiovisual para novos programas de TV, séries, documentários, interprogramas. E introduz-se temas transdisciplinares, incluindo: Acesso; Conservação preventiva; Criação de metadados; Digitalização, Preservação audiovisual de longo prazo; Sistemas de gerenciamento de conteúdo e os Usuários.


Na virada do século XX ao XXI, do analógico ao digital, com multiplicação de formatos, hardwares, softwares, apenas localizar a mídia não garante acesso à informação outrora registrada. Mídias televisivas necessitam de maquinário histórico, considerado obsoleto pela indústria, faltam peças; acessar documentos audiovisuais em suportes e players de fabricantes diversos é um desafio.


Neste contexto, Ray Edmondson sistematizou – sob os auspícios da UNESCO, questões, conceitos e procedimentos discutidos com especialistas transnacionais na obra basilar Arquivística audiovisual: filosofia e princípios, cuja versão mais recente (2017) fundamenta este minicurso. E utiliza-se a enquete Where are you on the Timeline Survey? da Federação Internacional de Arquivos de Televisão (FIAT/IFTA) como um instrumento para fomentar grupos de trabalho, algo que será testado pelos participantes.


O questionário poderá facilitar a criação de políticas em cinco áreas: Formatos de preservação; Armazenamento em nuvem; Migração para sistemas de armazenamento digital em massa; Sistema de gerenciamento de conteúdo; Criação de Metadados; Acesso e Conexão com o Público, que são pilares na gestão de um arquivo audiovisual na atualidade.


Considerando-se o estudo Magnetic Tape Alert Project (UNESCO/IASA, 2020), o ano de 2025 é o prazo máximo para migração das mídias magnéticas para repositórios digitais, um apagão informacional se aproxima. Os programas de televisão sobreviventes podem estar depositados em arquivos públicos e/ou privados: em emissoras, instituições de memória, museus, universidades, coleções particulares, ou na melhor situação: em repositórios especializados, como o INA Media Pro, da França.


Participantes do minicurso receberão uma compilação de fontes de pesquisa em português, espanhol, inglês e francês para que os participantes possam se aprofundar através de documentos textuais e audiovisuais disponíveis gratuitamente online."

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page